Artigos
Alessandra Cassapula
Coaching, Psicologia e Comportamento
Psicoterapia ou Coaching: qual o mais indicado para o seu momento

A psicoterapia e o coaching promovem melhorias no equilíbrio emocional, bem-estar e autoconhecimento. Mas qual a diferença, vantagens e para qual se direcionar quando necessitar?

Muitas pessoas desconhecem que tipo de trabalho cada uma foca e a compreensão sobre como cada uma atua. Conhecer os dois processos, ajudará na escolha mais assertiva e direcionar-se melhor para o mais necessário no momento.

Terapia ou psicoterapia é indicada para pessoas que apresentam disfunções e diagnósticos de problemas ou distúrbios mentais. O processo é avaliado e feito por um Psicólogo ou terapeuta (Psiquiatras, Psicanalistas etc.) que faz o diagnóstico e estabelece as intervenções mais adequadas e, sendo o cliente, o paciente. O processo terapêutico quando feito pelo Psicólogo, é regulamentado e requer formação universitária e registro no CRP (Conselho Regional de Psicologia).

A terapia possui abordagens diversas e uma ampla diversificação de técnicas. Geralmente, utiliza-se abordagens mais tradicionais, que focam no passado do indivíduo e busca entender os porquês, até chegar na essência do problema. Os resultados podem não ser específicos e não se pode mensurar. Muitos terapeutas e Psicólogos podem buscar no Coaching, técnicas e abordagens e podem utilizar juntamente no processo.

Já o Coaching não é indicado para pessoas com disfunções ou com diagnósticos de problemas ou distúrbios mentais. Embora o Coaching não seja terapia, ele utiliza técnicas e ferramentas e conceitos de Psicologia Positiva e Cognitiva. O Coaching possui um corpo de conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos das ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado, sistemas e ciência administrativa de negócios, processos e liderança. O foco são as ações presentes para a construção de um futuro mais desejado e promover melhorias na vida pessoal e profissional. Vai além do porquê, compreende o “como” chegar lá e quais as ações necessárias. Os resultados são específicos e mensuráveis. 

O Coach forma uma parceria com o coachee (cliente). O Coach é um facilitador do processo em que o coachee desenvolve e implementa suas próprias soluções e ajuda a identificar pontos fortes, o que precisa desenvolver e estimular para a ação. A profissão do Coach não é regulamentada, não precisa ter formação específica também. Mas existem formações e instituições sérias que possuem certificações com comprovações científicas e idôneas.

Analise e busque um profissional com qualificações e certificações de instituições sérias, seja qual for a escolha para seu momento. Foque em você, torne-se protagonista de sua história e busque aprimoramento pessoal e construção de uma vida com mais harmonia, plenitude e equilíbrio.

Alessandra Cassapula

Perfil

Alessandra Cassapula é "Psicóloga e Master Coach, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Coaching pela FAPPES e Master Coaching (Leader, Team, Professional & Personal Coaching; Career Coaching; Business & Executive Coaching; Positive Coaching e Mentoring para Coaches), pela Sociedade Brasileira de Coaching, Institute of Coaching Research e Behavioral Coaching Institute.

 

Também, formada em Psicoterapia Breve com Flávio Gikovate e especialista em Relationship Academy e Leadership Academy pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atende terapia e sessões de Coaching,  em clínica particular e realiza consultorias em empresas, ministra treinamentos e palestras, tanto no Brasil quanto no exterior (Dubai e Europa). Já teve sólida experiência em empresas multinacionais, consultorias, na área de Recursos Humanos e com foco em desenvolvimento humano."

Últimos artigos
Psicoterapia ou Coaching: qual o mais indicado para o seu momento
Flourishing - Escolhendo uma vida mais plena
Dicas para ter um excelente currículo!
Como selecionar os melhores talentos para a organização
Planejamento de 2017: como cumprir suas metas
Todos os artigos