PUBLICIDADE
ARTIGO
ALESSANDRA CASSAPULA
Alessandra Cassapula
Alessandra Cassapula é Psicóloga (Mackenzie), Gestão de Pessoas (FGV-RJ), MBA em Coaching (SBCoaching) e Master Coach (SBCoaching |Institute of Coaching Research |Behavioral CoachingInstitute| Worth Ethic Corporation). Membro e certificada internacionalmente pela SBCoaching em: Personal & Professional Coaching, Leadership & Team Coaching, Career Coaching, Business Coaching, Executive Coaching, Positive Coaching, Mentoring para Coaches, Practitioner Coaching Process - Brian Tracy, Psicologia Positiva, Liderança Positiva. Psicoterapeuta, palestrante, escritora, criadora do Career Management Program e Sócia Diretora da AC Career Management, que realiza consultoria em recursos humanos, organizacional e com foco em gestão de pessoas, carreira, recrutamento, liderança e desenvolvimento humano. Alessandra tem como missão contribuir com organizações públicas e privadas e, também, pessoas, profissionais, executivos, líderes políticos, gestores públicos, empresários, donos de negócios, atletas. Também, possui experiência no mundo corporativo, com carreira executiva em Recursos Humanos, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais de grande reconhecimento.
Desafios emocionais para o novo normal

O período de enfrentamento da pandemia levou a todos a realizarem diversas mudanças, reflexões importantes e ressignificar a vida de diversas formas. Realmente ninguém esperava por este momento e nem estava preparado ou preparou as suas casas, famílias, saúde ou financeiramente e tudo tomou uma proporção absolutamente inesperada e muito rápida, deixando todos vulneráveis.

Os efeitos da quarentena e isolamento social estão sendo percebidos de forma muito impactante e surgiram muitos desafios emocionais como: perdas, angústias, falta de controle, medo do contágio, tristeza, ansiedades ou inseguranças. As pessoas acabaram em contato com suas próprias fragilidades, medo da morte e com vários sentimentos e emoções nada agradáveis e muito mais potencializados.

Com a pandemia, veio também a sensação de frustração, lidar com perdas financeiras e cancelamento ou adiamento de planos, trabalhos, metas e sonhos que foram interrompidos. Como também, lidar com as principais estruturas de vida sendo ameaçadas: saúde e econômica. E, como consequência está tendo aumento significativo de transtornos e doenças mentais e, também, da desigualdade social.

O novo normal surgiu após o período de quarentena e aos poucos todos estão retornando às suas rotinas, retomando atividades pessoais e profissionais e se readaptando à nova realidade imposta. Porém, não temos garantia, a única é de seguirmos em frente, lidando com os efeitos desse momento de crise e ter um preparo emocional melhor, com as seguintes práticas:

  • Primeiramente, selecionar e filtrar as notícias ruins, que acabam gerando estados emocionais negativos e aumentando a ansiedade, medo e pânico.
  • Buscar aceitar seus sentimentos, oscilações de humor, frustrações, variação do bem-estar.
  • Aprender a lidar com ansiedades, medos, tristezas, preocupações ou irritações ou busque um profissional de saúde mental, caso não esteja conseguindo lidar sozinho.
  • Aceitar as limitações e restrições financeiras. Buscar fazer uma educação financeira e se preparar melhor com gastos.
  • Praticar atividades saudáveis, como meditação, exercícios físicos, manter alimentação saudável ou praticar hobbies.
  • Manter relações de apoio e positivas, não se isolar.
  • Focar em metas e ter o pensamento que isso tudo vai passar e reconstruir novos planos, se adaptar à nova vida e o novo normal.
Mais artigos
27/05/2020 - 17h28
Inteligência emocional em tempos de pandemia
Podemos encarar momentos difíceis como uma grande oportunidade de crescimento! É nesse momento de quarentena e isolamento social que devemos redobrar nossos cuidados...
Todos os artigos!
PUBLICIDADE
© 2020 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados