Artigos
Ana Bracarense PCD
Pessoas Com Deficiências PCDs
Porque não usamos a sigla PCD?
PCD’s = Pessoas com Deficiências. Essa sigla raramente é encontrada em rede social. Por quê? Isso é simples de explicar. Porque depois de 24 anos da existência da lei dos deficientes, ainda assim, os deficientes são excluídos tanto da vida social quanto da vida profissional e a grande maioria dos profissionais tem medo de se expor como deficiente e assim não serem chamados para uma entrevista.
 
Falta do lado do empresariado muita informação e explicação sobre os direitose deveres de ambos os lados. Muitas empresas ainda desconhecem os benefícios da inclusão social, principal legado do convívio, como fator de relacionamento e competitividade no mercado.
 
Esse desconhecimento somado ao descaso humano pode trazer ao profissional PCD uma visão de futuro muito ruim para toda a vida. Muitas empresas preocupadas apenas em preencher uma cota não levam a sério e não tentam mudar suas atitudes buscando capacitar, treinar e acompanhar o deficiente na empresa.
 
A triste conclusão a que chego é que grande parcela dos profissionais PCD’s se sentem acuados e não buscam se desenvolver e a se candidatar a determinadas vagas por falta de incentivo de muitas empresas, que optam oferecer vagas secundárias com salário mínimo.
 
Não havendo uma mobilização de profissionais e empresas, estaremos nós profissionais PCD’s destinados a viver no mundo que só os “normais” tem trabalho, deixando para nossas futuras gerações o dever de “reabilitar” o deficiente ao mundo social.
Perfil
Ana Bracarense PCD é profissional na área de PCD's (Pessoas com Deficiências) e consultora sobre o tema. Formada em Matemática em 2006; em Administração de Empresas em 2012; Pós-graduada em Logística em 2014, busco criar um elo entre empresas e profissionais PCD's, criando relações que agreguem qualidade de vida para pessoas e geração de valor para empresas.
Últimos artigos
Quais tipos de Pessoas Com Deficiência mais adaptáveis para as empresas?
Adoção de PCDs
Mulher PCD
Acordei PCD, e agora?
Atendimento médico prioritário a PCDs
Todos os artigos