PUBLICIDADE
ARTIGO
ANTONIO JOSé DA SILVA
Antonio José da Silva
Psicanalista, MBA em Gestão e Mestrando em Coach, Inteligência Emocional e PNL pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona (ENEB). Empreendedor Digital e Home Office Practitioner.
Home office e família - Como conciliar seu trabalho em casa e sua relação familiar

Especialmente quando você é uma mãe que trabalha em casa vai precisar manter uma linha firme entre seus negócios e o que sua família e filhos exigem de você.

As crianças tendem a ocupar muito do seu tempo pessoal e profissional. Você pode ajudar seus filhos a saberem que em determinados períodos a mamãe deve dedicar-se ao trabalho, mesmo que ela esteja em casa e ao alcance de um choro.

Você poderia, é claro, esperar que eles amadurecessem um pouco, para que precisassem menos de você, entretanto isso pode levar anos.

É melhor refletir sobre algumas estratégias que funcionam para gerenciar seus negócios em casa e seus filhos.

Use um telefone separado para o seu negócio

Se você já tem um telefone em casa, por que adquirir outra linha para o seu negócio, certo?
Essa tática aparentemente com economia de custos sai pela culatra: às vezes um membro da família recebe uma ligação do seu chefe ou de um cliente e pode não saber lidar com isso criando um certo embaraço.

O pior é quando você se ressente dos seus filhos por ocuparem tanto tempo ao telefone, quando você claramente precisa.

A menos que seus filhos tomem conhecimento dos motivos de seus negócios e os aceitem com maturidade, seria melhor obter outra linha telefônica.

Contrate alguém para cuidar de seus filhos

Na quarentena do COVID-19 pode ser muito mais difícil, mas, quando isso acabar e quando sua situação financeira permitir, o melhor a fazer é contratar alguém para cuidar dos seus filhos enquanto você trabalha, mesmo estando em casa.

Com outra pessoa gerenciando as crianças, o espaço mental e a energia emocional liberados, você pode canalizar novamente para o seu negócio ou trabalho em casa.

Tenha um local o mais isolado possível
 
Pode ser um canto da sua cozinha ou uma pequena sala separada onde você pode se trancar.

Ter um lugar onde você pode fazer suas anotações, planejar e trabalhar, o mantém  concentrado(a); diz à sua psique que, quando você está lá, o negócio é tudo o que existe.

Portanto, quando se tratar de filhos mais velhos, é melhor treiná-los para lidarem com as tarefas por conta própria, para que você tenha mais tempo no escritório.

Além disso, eles teriam que se acostumar a não o incomodar durante o 'horário' do seu home office.

Faça pequenos cochilos

Uma coisa boa de trabalhar em casa é exatamente isso: quando você fica cansado ou sem foco, dorme um pouco e é recarregado.

Quando você treina seus filhos para tirarem um cochilo curto, pode aproveitar uma soneca com eles.
Descansar assim aumenta seu foco e você acumula energia. Você sofre menos estresse dessa maneira.

Deixe seus filhos verem você trabalhar

Uma maneira de ensiná-los a dar 'espaço' para os seus negócios é deixá-los ver você trabalhar.

Isso pode ser cansativo no começo, especialmente quando seus filhos são pequenos e querem sua atenção. Com o tempo, eles poderiam se acostumar a fazer a lição de casa em um canto do seu escritório.
Quanto mais eles ouvem você falar com os clientes por telefone, mais pistas recebem sobre você precisar de tempo para trabalhar.

Em breve, eles aprenderão a ficar quietos quando você estiver ao telefone com os clientes e quando estiver no escritório, trabalhando.

Encontre seus clientes fora de casa

A menos que você tenha um espaço como uma garagem que possa ser convertido em um espaço de reunião, provavelmente precisará encontrar seus clientes fora de casa.

Quando suas finanças estiverem bem ou quando seus filhos estiverem maduros o suficiente para manter a distância, você poderá encontrar clientes em sua casa.

Apenas certifique-se de não encontrar clientes com seus chinelos e pijamas!

Mais artigos
14/07/2020 - 21h04
Como escrever um plano de negócio em casa
Para ser bem sucedido em seu negócio em casa, antes mesmo de iniciar, convém que você faça um plano detalhado, que o ajudará a transformar seu sonho em realidade.
14/07/2020 - 16h14
4 dicas úteis para organizar a papelada do home office
Mesmo com toda a tecnologia do momento, para o nosso sofrimento e do meio ambiente os papéis ainda estão por aí, ou melhor, muitos deles povoam o nosso home office.
14/07/2020 - 11h18
Começar um negócio em casa: obstáculos e como vencê-los
Se você tem visto na crise uma oportunidade para começar um negócio a partir da sua casa, considere antes estes obstáculos e saiba como superá-los.
14/07/2020 - 12h24
Como motivar-se e superar o tédio trabalhando a partir de casa
Quando você começou a trabalhar em casa, provavelmente, estava bem mais entusiasmado com a ideia do que agora, não é mesmo?
14/07/2020 - 20h23
Home office: que cenários considerar antes de iniciar?
Você precisa ou pretende iniciar um trabalho em sistema de home office? Qual a categoria do seu trabalho? Contrato formal como funcionário(a) de uma empresa? Ou...
Todos os artigos!
PUBLICIDADE
© 2020 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados