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Conflitos na equipe: Como resolvê-los?

Não existe empresa em que esteja livre de momentos de conflitos. Contudo, não deve-se fazer “vista grossa” e fingir que está tudo bem! Se isso ocorrer, o clima organizacional e a performance da equipe serão prejudicados. Mas, como um gestor deve agir para superar os conflitos que aconteçam em sua equipe, confira abaixo algumas dicas!

 

1-A liderança deve estar atenta na sua equipe diariamente, assim observará o espírito da equipe, incluindo o clima entre os liderados, Caso seja notório que ocorreu alguma mudança comportamental observe de forma discreta, pois isso pode ser um fato temporário.

2 - Se a mudança de comportamento permanecer esteja mais próximo das pessoas envolvidas no conflito e identifique o que aconteceu sem julgamento.

3 - Mantenha-se neutro em relação aos envolvidos na situação. O líder nunca deverá tomar "partido de A ou B", apenas porque tem mais afinidade com um deles.

4 - Quando o conflito se instaura numa equipe, é indispensável encontrar uma solução rápida e viável, para que o mesmo não envolva os demais colaboradores. Chame os envolvidos para uma conversa individual e pergunte: O que especificamente aconteceu? O por que aconteceu? Os comprometa e pergunte qual a forma de resolver esta situação? Obtenha respostas afim de resolver o conflito.


5 - Uma vez realizada uma conversa com as partes envolvidas na situação conflitante, acompanhe por alguns dias e observe a evolução dos envolvidos.

6 - Caso a desavença seja reflexo das atividades profissionais, identificado o fator que causou a questão, deve-se rever a estratégia de trabalho entre as partes envolvidas e adotar novas diretrizes.

7 - Caso o conflito envolva razões pessoais não se deve "tapar o sol com a peneira" e deixar que os liderados resolvam a questão entre eles. Chame-os para uma conversa e informe tudo o que constatou. Depois de apresentar seu posicionamento sobre o conflito. Abra espaço para que os liderados falem sobre o assunto e observe as emoções que afloram nesse momento. Estimule a solução, pois isso não deve permanecer no ambiente corporativo.

8 - Uma vez concluída a conversa entre o líder e as partes envolvidas, o gestor deve ter a iniciativa de sugerir que os profissionais tenham uma conversa reservada para entrarem em um acordo e sanarem as diferenças, lembrando que o lado profissional deve prevalecer.

9 - Após o término da conversa entre os colaboradores, o líder deve retornar para saber o que ficou acordado entre as partes: se chegaram a um consenso ou, então, o problema permanece. Caso a última opção prevaleça, é provável que alguma medida mais séria seja adotada como, por exemplo, uma transferência quando possível ou informe-se com o seu RH para tomar outras atitudes.

10 - Por fim, é aconselhável que o gestor realize uma reunião com todos os integrantes da equipe para comunicar a todos as medidas adotadas em virtude do conflito e que o mesmo foi solucionado para o bem coletivo


O líder presente está sempre atento na sua equipe, e a cada foco de incêndio o mesmo deve tomar as

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Coaching para líderes, Consultora Comportamental e Hipnoterapeuta.

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