PUBLICIDADE
ARTIGO
DIANE RODRIGUES MONTICHIESI
Diane Rodrigues Montichiesi

Advogada - Sócia da FAC ADMINISTRADORA DE CONDOMINIOS COMERCIAIS E RESIDENCIAIS, responsável pelo Departamento Financeiro e Jurídico, MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas – FGV; Pós Graduada em Metodologia Jurídica e Didática do Ensino Superior pela Escola Paulista de Direito; Certificada pela Rede de Ensino LFG, pelo curso de extensão da graduação em Direito; Graduada em Direito pela Universidade Braz Cubas.

Alerta Dengue 2020

Esse ano o Ministério da Saúde, já alertou para maior incidência nos casos de DENGUE, ocorre que o tipo DENV2, do vírus voltou a circular, após uma década de controle.

A Dengue é uma doença, presente com mais frequência nos países tropicais e subtropicais, tem caráter sazonal, com maior incidência no verão, pois é um período quente e úmido, essas condições, colabora com a proliferação do mosquito.

Os condomínios são locais muito convidativos para a proliferação do mosquito. Primeiro que esses locais possuem um fluxo alto de pessoas. E, segundo locais como lajes, calhas e fosso do elevador são os lugares mais propícios para a proliferação do inseto.

Precisamos ter uma ação colaborativa de todos os moradores e funcionários, para evitarmos a proliferação, abaixo algumas formas de prevenção:

– Colocar telas de nylon em ralos;

– Verificar semanalmente a existência de acúmulos de água no fosso do elevador;

– Manter as calhas limpas e sem pontos de acúmulo de água;

– Manter o tratamento adequado das piscinas com cloro;

– Evitar o acúmulo de água em lajes e marquises;

– Manter a caixa d’água vedada e fazer a limpeza periodicamente;

– Evitar acúmulo de entulhos de obras;

– Ficar atento ao lixo reciclável;

- Eliminação de recipientes (latas, materiais descartáveis, vasos de plantas, tampas de garrafas). Caso não seja possível, colocar areia para evitar o acúmulo de água;

- Vedação de caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios;

- Restrição de restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de armazenamento indevido de água das chuvas;

- Lavagem e escovação de bebedouros de animais;

- Utilização de repelentes de mosquito.

– Preencha com areia ou terra os pratinhos de vasos das plantas.

– Jogue no lixo, envolto em saco plástico, qualquer objeto que posso armazenar água.

– Fique de olho na lavanderia. Este espaço pode acumular bastante água.

Enfim, os síndicos devem fazer uma campanha de conscientização, com comunicados e informação de modo geral, para que todos os condôminos entendam a importância de manter o condomínio livre de focos da dengue. Orientar os funcionários a observar as áreas comuns e sensibilize a todos, pois a ação conjunta com certeza terá um resulta maior e benéfico para todos do condomínio.

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue Aspectos Epidemiológicos, Ministério da Saúde Diagnóstico e Tratamento. Brasilia: [s. n.], 2002. 20 p.

Mais artigos
08/08/2020 - 21h08
De quem é a obrigação de pagar IPTU, proprietário ou inquilino?
A obrigação do referido imposto é do proprietário já que estamos falando do "Imposto sobre a Propriedade Predial".
19/06/2020 - 17h37
Criança, acidente, segurança, condomínio
As famílias tomam a decisão de morar em condomínio pelas mais variadas razões, entre elas, a mais relevante seria a segurança.
03/06/2020 - 15h38
Ser síndico em tempos de pandemia
Vou iniciar a coluna de hoje me solidarizando com os síndicos. Se em “tempos normais”, o cargo já exige dedicação e conhecimento, imaginem toda a carga suportada por...
26/05/2020 - 10h56
Obras em condomínio em tempo de Pandemia
Vou começar explicando como funciona em tempos de vida normal. Como devemos agir para realizar obras em nosso apartamento. A NBR 16.280 de 2014, que regulamenta as...
18/05/2020 - 09h23
As leis que regem o condomínio
Vamos começar comentando a origem da palavra CONDOMÍNIO. Condomínio, vem do latim - cum + dominus = domínio do comum. Edilício = aedilicium = edificação Condomínio...
Todos os artigos!
PUBLICIDADE
© 2020 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados