PUBLICIDADE
ARTIGO
HERICA PONSIANA
Herica Ponsiana
Herica Ponsiana é graduada em Comunicação Social pela Universidade Nove de Julho e especialista em gestão de pessoas pela FGV. Atuou por mais de 10 anos em empresas de tecnologia e vendas como Sales Executive. Reúne experiência em desenvolvimento humano e já respondeu pelo treinamento de mais de 500 pessoas facilitando processos de desenvolvimento de habilidades socioemocionais. È instrutora em Mindfulness pela MTI_Mindfulness Trainings International com aprofundamento e experiência em retiro na Índia. Tem Pós-Graduação Internacional em Psicologia Transpessoal e é empreendedora, à frente da OneMind.
Resiliência e Mindfulness para lidar com ambientes caóticos

Como você lida com a adversidade? Como lida com os problemas no dia a dia? 
Consegue encontrar soluções facilmente ou sente-se sem recursos emocionais para lidar com as dificuldades?

A capacidade de encontrar novos caminhos para um determinado desafio, adaptar às mudanças e resistir às situações adversas é um comportamento e estrutura emocional que vem da resiliência, trata-se de ter a capacidade de transformar os impactos negativos de um conflito em lições de aprendizado e amadurecimento.

Todo ser humano nasce com resiliência, entretanto é necessário treino e aperfeiçoamento para conseguir obter comportamentos resilientes frente aos desafios da vida, porém para isso é necessário trabalhar o equilíbrio emocional e olhar as situações de crise de forma diferente do padrão automático comportamental de enfrentá-las. 

Nos momentos e situações que é preciso estar resiliente, é de extrema importância que você tenha clareza sobre o seu sentido de vida, para enxergar com facilidade quais são as suas razões para enfrentar com inteligência as suas angústias. 

Neste ponto unimos o treinamento de mindfulness para desenvolvimento da resiliência, pois a prática da atenção plena fortalece as redes neurais do cérebro que regulam a reatividade emocional, ou seja, o sistema de lutar, fugir ou ficar imobilizado reduzem; e em contrapartida desenvolvemos a compaixão por nós mesmos. 

A resiliência e o treinamento de mindfulness (atenção plena), desenvolve a mente e comportamentos que auxiliam a construir a resiliência que são: 

Autocontrole: 
Autocontrole não significa deixar de sentir a emoção ou a engolir seco alguma questão. Significa conseguir reconhecer as suas emoções e aprender a manejar de forma madura em termos emocionais.

No programa de mindfulness encorajamos os alunos a desenvolver a atenção plena de forma integrada as emoções, ou seja, aprendendo a acolher os próprios sentimentos através da consciência plena sobre como as emoções se manifestam no corpo. Desta forma, a resiliência começa a ser construída. 

Autoconfiança em si para lidar com conflitos e desafios: 

Trata-se da convicção de que se é capaz de fazer ou realizar alguma coisa alcançando os objetivos desejados. Sendo mais confiante desenvolverá resiliência e consequentemente reduzirá a ansiedade, stress porque acredita que pode solucionar seus problemas no agora.
No mindfulness treinamos a mente para que possa manter o foco no aqui e agora, ou seja aprender a lidar com a realidade e naquilo que é possível atingir no momento presente. 


Flexibilidade 

As pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos de suas vidas. Eles são capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.
Uma pessoa flexível se adapta a diversas situações, atividades e ambientes diferentes com muita facilidade. Esta habilidade é vantajosa, principalmente em empresas com diversos setores, que exigem desempenhos variados, com funções multifacetadas. Ser flexível é certeza de um bom relacionamento interpessoal em todos lugares.

Desenvolvendo o não julgamento conseguimos encarar os desafios e se ajustar aos objetivos e encontrar novas maneiras, com mindfulness a flexibilidade consigo e com o outro é desenvolvida a partir do momento que começa a reconhecer que existe vários lados de uma mesma realidade. Desta forma além de desenvolver comportamento resiliente está criando atitudes conscientes sobre si e as relações. 

APRENDA COM AS LIÇÕES
TODAS AS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONAM EVOLUÇÃO.

Ao desenvolver estilo de vida com presença, através do mindfulness também desenvolve a resiliência conforme já vimos. 
Neste ponto quando surge uma situação difícil não  é se concentrar em quem é o culpado e sim como pode aprender com a situação apresentada.
Ao aceitar a impermanência da vida através da atenção plena, percebemos que tudo é mutável e que não controle sobre o que está externo, apenas sobre si mesmo. E desta forma o comportamento resiliente é fortalecido, pois aprenderá que todas as experiências são valiosas porque fazem parte do momento presente.

Agora vou ensinar um exercício para fortalecer sua atenção plena para construir ou fortalecer a sua resiliência:

  • Faça 21 respirações por três ciclos, contando cada respiração, ou seja, uma inspiração e expiração equivalem há um ciclo. Caso sua mente saia do momento presente, volte para a contagem ou inicie do zero. Este exercício ajudará a treinar sua atenção para fortalecer sua resiliência.
    Feito isso vamos rever os comportamentos:
  • Faça uma lista dos desafios que esta vivendo.
    Ao lado de cada desafio escreva qual comportamento resiliente você precisa dos listados acima. 
  • Ao finalizar, pergunte-se quais ações que poderá fazer para fortalecer este comportamento. 

Lembre-se as vezes resiliência é sair de cena, diante disso perceba o que você precisa agora para praticar a atenção plena em sua vida. 
Gostaria de participar dos nossos programas de mindfulness? 
Deixe seu e-mail nos comentários e/ou envie uma mensagem para nós que avisamos abertura da próxima turma.

Mais artigos
Todos os artigos!
PUBLICIDADE
© 2020 YesMarilia - Notícias, entretenimento e prestação de serviços. Todos os direitos reservados